MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS E HABITAÇÃO

Direcção Nacional de Águas

flag

Sobre DNA


SOBRE DNA

A Direcção Nacional de Águas (DNA) é uma instituição do Governo Central responsável por assuntos inerentes à água incluindo a elaboração e gestão de políticas, estratégias e mobilização de investimentos, para o abastecimento de água e saneamento nas zonas rural e urbana, gestão dos recursos hídricos, planeamento de obras hidráulicas e dee de questões de gestão de acordos de partilha dos recursos hídricos em bacias transfronteiriças. A DNA é uma instituição tutelada pelo Ministério das Obras Públicas e Habitação – MOPH.

VISÃO

O futuro desejado em relação à água é aquele onde a água esteja disponível em quantidade e qualidade adequadas para as gerações actuais e futuras, servindo para o desenvolvimento sustentável, redução da pobreza e promoção do bem-estar e paz e onde se minimizam os seus efeitos negativos das cheias e secas.

MISSÃO

Á Direcção Nacional de Águas, é órgão do Ministério das Obras Públicas e Habitação responsável pela Gestão de estratégia e integrada de Recursos Hídricos, bem como de Abastecimento de Água potável e Saneamento ás populações.

OBJECTIVOS

Satisfação das necessidades básicas do consumo humano de água na base dum abastecimento de água potável seguro e fiável; Melhoramento do saneamento como ferramenta essencial para a prevenção de doenças de origem hídrica (malária, cólera, diarreia), melhoria da qualidade de vida e conservação ambiental. Redução da vulnerabilidade a cheias e secas através de melhor coordenação e planeamento, uso de medidas estruturais e não-estruturais, auscultação e preparação de pessoas, comunidades e instituições em áreas ciclicamente afectadas.

Promoção da paz e integração regional e garantia de recursos hídricos para o desenvolvimento de Moçambique através de gestão conjunta da água em bacias hidrográficas partilhadas, com acordos abrangentes, implementação efectiva e gestão coordenada.